*Existem Bruxos e Bruxas malvados e ruins, mas também existem os Bruxos e Bruxas bons e do bem =)
Ta! parece coisa de criança, mas acreditem já expliquei isso umas 500 vezes e todos falavam "SÈÈÈÈÈÈRIO" e não era com um tom de sarcasmo.
*Antigamente para saber se uma pessoa era bruxa, fazia-se a prova de água. Atiravam a pessoa na água, com a mão esquerda atada ao pé direito e a mão direita ao pé esquerdo. Caso flutuasse, era bruxa, caso afundasse, não era. Isso tudo porque as pessoas acreditavam que as bruxas eram mais leves do que o ar e que poderiam voar, e se elas voavam também flutuariam na água. =O Affe...
*Outros contam que, para descobrir uma bruxa é muito simples, tiram-se todos os móveis da sala da casa, e aí, bem no meio, a dona da casa deve repetir três vezes, bem alto o nome da mulher que ela acha que é bruxa e que é vizinha ou está por perto. Daí a pouco, se esta mulher é mesmo bruxa, vai aparecer e perguntar, fingindo inocência: "A senhora me chamou, vizinha?" = / Eu mereço né?
*Muitos dos nomes dessas coisa nojentas que passam na Disney eram só para manter o segredo dos verdadeiros feitiços, e assim manter outras pessoas longe? Por exemplo: Olho de coelho era Rabanete, casca de ferida era canela em pau e por ai vai, tem até um post no Gregório sobre isso. =)
*As pessoas que dizem ver as bruxas afirmam que elas ao serem avistadas transformavam-se em passarinho, borboleta etc. Era costume protegerem as crianças pequenas fazendo remédios à base de alho, colocando tesouras abertas em baixo dos seus travesseiros (principalmente nas crianças que não eram batizadas). Antes, quando uma criança recém nascida, ainda não era batizada, e que começava a emagrecer e ir definhando até sua morte, as pessoas acreditavam ser doença de bruxa e se os pais da criança falecida colocassem o caixão atravessado na porta de casa, a primeira mulher que chegasse e perguntasse algo, seria a bruxa vindo para levar a vida da criança e, assim, se manter eternamente jovem. = O uhauhahuahua quem dera... Brincadeira.
* O mais famoso manual de Caça às Bruxas é o Malleus Maleficarum (Martelo das Feiticeiras), de 1484. =O Leiam, é bom saber.
* Embora tenha começado no fim da Idade Média, a caça às bruxas européia foi um fenômeno da Idade Moderna, período em que a taxa de mortalidade foi bem maior. = / até hoje leio livros com informações dispersas em relação aos numeros, vai desde milhares a milhões.
*Foi somente no século XVIII que a caça as bruxas terminou, e no ano de 1782 a última fogueira foi acesa, na Suíça. Isso, porém, não significou o fim do Tribunal de Inquisição para a Igreja. Ele perdurou até o século XX. = O
*A pergunta mais feita para um Bruxo ou uma Bruxa é: O que é um Bruxo ou Bruxa? =/ Ta de brrincadeira né?
*Muitas pessoas são pagãs mas não necessariamente Bruxas ou Bruxos, e isso faz com que varias pessoas cheguem mais perto da Bruxaria e perca o preconceito, famosos como Avril Lavigne, Gabriel Byrne, George Lucas, Jimmy Page, M Night Shyamalan, Richard Gear, Vanessa Carlton e Yoko Ono. =) e o Edison Souza né também né!
Interessante né? Bom isso é só para tirar a poeira da blog beijos.
***Di
***Blessed be
É incrível como as mesmas coisas podem ocorrer sob formas diferentes,né? Hj em dia ninguém vai te jogar na fogueira, mas os olhares que recebemos após a informação "eu sou bruxo/a" também queimam. Dói saber que há tanto preconceito a respeito de uma crença pouco conhecida (muito especulada,mas pouco conhecida)que preza a bondade, a natureza, o bem estar seu e do próximo e que não incentiva atos ruins, muito pelo contrario, como já foi citado sobre oq se deseja voltar pra si.
Enfim, ainda vai demorar muito pra acabar esse preconceito pq há poucas pessoas dispostas a ajudar a limpar a fama e história da bruxaria, acho que vc é uma dessas poucas e seu blog serve muito bem a este prpósito.
=**
Jana e Beto - Goiás
***Di
Nossa povo, Goiás, nunca pensei chegar tão longe com minhas palavras, é Incrivel mesmo Jane e Beto como oa invés de se preucupar em esclarecer o nome da Bruxaria tem gente que quer mais que sejamos obscuros ou motivo de piadinhas entre os amigos, obrigado por comentar no blog e por suas sincera opinião.
Beijos.
É verdade, todos crescem com essa ideia de bruxa com verruga no nariz e que come criancinhas. A gente passa isso pras crianças desde muito cedo, elas vêem nos desenhos, ouvem alguem "xingando" a sogra de bruxa aahuahau, enfim, se cresce com a imagem negativa e depois é muito difícil encontrar alguém disposto a refazer essa imagem.
Gente ruim existe sempre, independente da religião, e na época da inquisoção não era diferente. Quem eram os vilões? Os católicos que rezavam, faziam penitências mas queimavam pessoas ou homens e mulheres sábios e bons mas que não viviam de acordo com o que era ditado pela sociedade da época??Tortura e inquisição existem ainda hoje sim, desmistificar a bruxaria é necessário!
Abç
José
***Di
è o que eu sempre disse, gente ruim tem em todos os cantos até entre as pessoas boas, eu diria que a culpa dessa mistificação da bruxaria seria da Walt Disney uhauahuahuah todas as bruxas da disney são más, feias e verruguentas, o que de certa forma influencia as crianças desde pequene e como nosso Amigo José disse, "Minha sogra é uma Bruxa" Putz, eu adoraria que minha sogra fosse uma Bruxa, mas isso esta passando com eu tempo na minha opinião e as pessoas estão aprendendo agregar novos conceitos, vamos juntos dismitificar isso, abrir a boca e falar que é Bruxo ou Bruxa tem de ter muita coragem por que gera mais perguntas depois, acho que falta um pouco de paciência as vezes para alguns Bruxos e Bruxas como ja contei a vocês em posts anteriores, mas não podemos culpar ninguém, cada um tem seu tempo e sua opinião, cabe a nós respeitarmos todas.
Beijos
Ah ***Di é diferente respeitarmos a opinião e escolhas alheias e sofrer preconceito. Pq no caso da bruxaria é muito isso que rola, quando eu morava com meus pais, que são católicos, eu não podia ter um altar no meu quarto, e acender incensos pela casa nem pensar né. Depois morando sozinha, pude finalmente ter isso, mas aí meu namorado e meus amigos é que achavam estranho ver essas coisas na minha casa...enfim, tdo isso era preconceito e eu tive mesmo que ter muita paciência pra explicar do que se tratava, hj em dia meu namorado tem até o incenso preferido dele e meus amigos tbm têm suas preferências de cheirinho =D
Pra desmistificar é preciso isso, pequenas ações em casa mesmo, e se mesmo assim papai e mamãe nao gostarem ,aí sim vc respeita pq será questão de opinião e não mais de preconceito.
Flávia
***Di
Nossa, isso melembra quando meu pai e minha mãe acharam meu primeiro livro sobre Wicca, aquele da Eddie Van Feu (Que by the way sofre um grande preconceito as vezes, todo mundo fala mal dela mas muitos começaram por ali) eles nunca ligaram muito para as coisas que eu fazia até chegar ao ponto que incomodava um deles, que era o incenso, eu fui tomando ações pequenas e explicando algumass coisas e eles foram aceitando (mas não acreditando) e só foram acreditar mesmo quando chegou um folheto da "Casa de Bruxa" de Santo André falando dos rituais do trimestre, ai eles falaram "Você é bruxo mesmo filho?!" só fiz essa cara ¬¬ e pronto estava respondido, o que eu realmente queria era relatos como o seu Flávia não seu da onde, e que mais pessoas divulgassem essa vida tão perfeita que temos.
beijos.